domingo, janeiro 07, 2007

Simbologia do 7

"O número da vida: a união d ternário (espírito) c/ o quaternário (matéria).
Os 7 ciclos da terra (4 ciclos lunares com duração de 7 dias).
A origem do calendário atual.
A renovação celular do corpo humano (7 em 7 anos).
Os 7 orifícios do rosto humano.
A plenitude, a ordem perfeita.
A medida reguladora da coesão universal: 7 planetas, 7 divindades, 7 metais, 7 notas musicais, 7 cores, 7 dias da semana, 7 chakras, 7 pecados capitais e 7 virtudes que lhe são contrapostas.
A lei da evolução.
O 7 é o símbolo da totalidade perfeita, do anúncio de uma mudança.
Para além disso, é uma porta aberta do conhecido para o desconhecido: um ciclo encerrou-se, como será o seguinte?

Sobre o 7, de acordo com relatos antigos, Hipócrates terá dito:
“O número 7, pelas suas virtudes escondidas, mantém no ser todas as coisas; dá vida e movimento; influencia seres terrenos e até os conjuntos celestes”.

7 é um número com uma simbologia bíblica muito forte, figurando 77 vezes no Antigo testamento, em momentos diversos: o candelabro tem 7 braços; os 7 céus;
Salomão construiu o templo em 7 anos; Após a tomada de Jericó, 7 sacerdotes com 7 trompetas deveriam, no 7º dia, dar 7 vezes a volta à cidade; Eliseu espirra 7 vezes e a criança ressuscitou; um doente mergulha 7 vezes no Jordão e sai curado; o justo cai 7 vezes e levantou-se perdoado; José sonha com a profecia das 7 vacas gordas e as 7 vacas magras e 7 anos de fartura e 7 anos de miséria se seguiram; 7 animais puros de cada espécie seriam salvos no dilúvio.

Jesus usou a expressão ‘70 x 7’ para significar ‘sempre’.

No Irão, no momento do parto, coloca-se sobre uma toalha uma lâmpada acesa com 7 espécies de frutos e 7 espécies de grãos aromáticos. A criança recebe geralmente o seu nome ao 7.º dia."

DESAFIO:
Sei q não está tudo aqui.
Se alguém souber mais sobre este assunto, acrescente por favor.

E porque hoje são 7 de Janeiro 2007... :)
Meus números preferidos são: 7, 4, 10, 33, 65 e 77.

* Imagem e informação da net

3 Comments:

Blogger Moura said...

Bonita lição! Gracias amiga. Eu no meu tempo de aluno no CAIC era o número 14...ou seja 2x7!!!
Então a "minha" casa em Condeixa é mais uma agradável coincidência...
Bjos

janeiro 07, 2007 9:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

7 anos de casados ;)... dizem que é ano de crise, eu prefiro achar que é especial!

janeiro 07, 2007 10:46 da manhã  
Blogger G. said...

Sempre adorei o número Sete.
Bem de momento... só me lembro duma excerto duma música da Rita Lee "Papai me empresta o carro", a dada altura canta: "mamãe dizia que na minha idade você pintava o sete". :-)))
Bemmm não acrescento nada a este post super interessante, mas pelo menos vendi o meu peixe Rita Lee, lol.
Brincadeirinha!!!

janeiro 08, 2007 12:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home